
Porém, desde que comecei a trabalhar na repartição, cheia de pilhas e pilhas de papelada velha, ou melhor, quando comecei a conviver pessoalmente com "a história da instituição", me atacou uma alergia impressionante aos ácaros. O Velho Aurélio daqui de casa, que já tava todo desmilinguido por ser usado como escada pelo guri e amplamente dominado pelos acarídeos, teve que ser deitado fora na caçamba lá de baixo. Resultado: fiquei sem dicionário!
Daí em diante, sempre que pinta uma dúvida eu consulto o Google. A grafia com mais resultados fica acatada como correta.
Surgiu então a palavra preten(c ou s?)ioso.
Fui lá no Google:
pretensioso = aproximadamente 119.000 resultados
pretencioso = aproximadamente 331.000 (vencedor com ampla margem!)
Dei uma de São Tomé, vasculhei e achei um minidicionário Silveira Bueno escondido entre as minhas bagunças. Surpresa descobri que o Google faiô. Pretensioso é com esse, vem de pretender. Da mesma forma que cessão, com dois esses, vem de ceder!
Coisa, não??
A partir daí, fui acometida de saudades galopantes do Aurélio. Comentei com quem resolve e mamãe prometeu me dar um novo de presente na próxima data festiva. Viva!
2 comentários:
Eu que o diga, que saudades do Aurélio, ainda mais que ele pessoalmente ajudava a minha tia a me ajudar nas lições de casa.... post antigo, depois lê lá....
Mas o português de hj já está um caos, imagina com as mudanças que virão em breve? Sai trema, sai hifen, acentos sei lá....
Vou virar analfabeta.
Viva o português...
beijos
Re
Houaiss, Houaiss, Houaiss!!!
(Conversar "com quem resolve" é ótimo, né? Hahahahaha)
Postar um comentário