quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

De quem é a história?

Num dia exatamente como hoje a Rússia foi invadida pela Mongólia. Nasceu Camões. Um terremoto abalou Alepo, na Síria. A Grã-Bretanha declarou o fim da guerra contra os Estados Unidos. Aboliu-se a escravidão nas colônias francesas. Foi descoberto o Codex Sinaiticus no Egito.

Num dia assim como hoje, debaixo desse mesmo sol, Gandhi foi libertado após dois anos preso em Bombaim. Hitler se autoproclamou comandante supremo das forças armadas alemãs. Roosevelt, Churchill e Stalin se reuniram na Conferência de Ialta, na Crimea. O Sri Lanka se tornou independente. Começou luta armada pela independência de Angola. Yasser Arafat tornou-se chefe da Organização para Libertação da Palestina.

Nesse mesmo dia do ano, a sonda Mariner IX transmitiu fotos de Marte. Um terremoto de 7,3 graus aconteceu em Haicheng, na China. Outro abalo sísmico atingiu a Guatemala e Honduras. E mais outro assolou o Afeganistão.

Também em quatro de fevereiro, Hugo Chaves tentou tomar o poder na Venezuela. Amadou Diallo foi assassinado pela policia de Nova Iorque, acirrando conflitos raciais. Foi promulgada a constituição da Sevia e Montenegro.

Muito antes de quatro de fevereiro se tornar um dia importante pra mim, ele já tinha visto muitos acontecimentos. Já havia sido motivo de comemoração e lamento na história desse nosso mundo.

Que outras coisas importantes ainda acontecerão em quatro de fevereiro? Que guerras serão detonadas? Que avanços tecnológicos serão anunciados? Que descobertas científicas? Que obras de arte serão compostas? Que tesouros serão descobertos?

Muitos quatro de fevereiro virão, para serem vividos e preenchidos pela história. Porém, de minha parte, sei exatamente o que estarei fazendo em cada um deles. Celebrando um grande feito do meu mundo particular. Terei lágrimas de emoção nos olhos por lembrar do dia em que você nasceu. Meu pequeno Gabriel.

1238. 1524. 1783. 1794. 1859. 1924. 1938. 1945. 1948. 1961. 1969. 1972. 1975. 1976. 1998. 1992. 1999. 2003.

2 comentários:

Mulher Solteira disse...

Que lindo, amiga!!!
E eu que nem sabia que o seu Gá também era aquariano... Um bitocão pra ele!
Eeeel, eeel, eeel, Gabrieeeel!

P.S.: uuuups... quase escapou ;)

Amarilis disse...

Aquariano, inteligente e inventivo, como você! Bjo!