domingo, 8 de junho de 2008

Darwin

Quem ainda não foi, precisa ir ver a exposição que agora passa por Brasília: "Darwin - Descubra o homem e a revolucionária teoria que mudou o mundo". Vá bem alimentado e preparado pra passar umas boas duas horas, lembrar, aprender e sair maravilhado.

Entre 1831 e 1836, Darwin fez uma longa viagem de navio. Conheceu as Ilhas Canárias e do Cabo Verde, a costa atlântica e pacífica da América do Sul, Galápagos, a costa da Austrália, as Ilhas Maurício e o Cabo da Boa Esperança. Durante a viagem coletou plantas, animais e fósseis, e fez descrições detalhadas da natureza. Observou evidências e formulou hipóteses sobre as mudanças geológicas e climáticas do planeta Terra ao longo dos tempos e sobre a adaptação das espécies a essas variações temporais, bem como aos diferentes ambientes geográficos coexistentes.

De volta à Europa, desenvolveu em poucos anos a teoria da origem das espécies pela seleção natural, que manteve em segredo do público por quase vinte anos e que foi publicada em 1858. Temia a polêmica que causaria ao chocar-se com o criacionismo, que sustentava que a Terra tinha mais ou menos 6.000 anos e que todas as formas de vida tinham sido criadas ao mesmo tempo.

Só depois da publicação de sua obra foi inventada a máquina de escrever (1868), o telefone (1876) e a lâmpada elétrica (1879). Só bem depois foram produzidas as primeiras ondas de rádio (1888), realizado o primeiro vôo em avião motorizado (1906) e fabricado o primeiro automóvel (1908). E só muito e muito depois foi inventado o microscópio eletrônico (1931) e descoberto o DNA (1953).

Ainda hoje a teoria de Darwin continua universalmente aceita pelos cientistas. Este Darwin...

2 comentários:

Mulher Solteira disse...

Uau!

Adorei a aula de história!!!

Já pensou em escrever livro didático? Hihihihihi...

Beijoca.

Amarilis disse...

Menina, vc é sempre uma graça. Beijão e curti as notícias.