domingo, 29 de junho de 2008

A Vela

Sempre amante do mato e alérgica a mosquitos, ganhei uma velinha de citronela. Mas toda viagem acabava não acendendo a vela, que foi ficando e ficando.

Mudou comigo pra Sampa, me viu casar, engravidar, mudar de volta pra Campinas. Viu nenem nascer, fazer 6 aniversários. Viu-me deixar o trabalhado e voltar à escola, deixar a escola e voltar ao trabalho, descasar. Ô velinha que viu tudo de mim. Sempre apagadinha, à espera do fósforo que não veio.

Anteontem, na maior sinuca precisei de uma vela que alumiasse meu caminho. Procurei a de citronela. Acendi, ela apagou, acendi, ela apagou. Morreu de rir a Iracema, minha secretária: lá em casa não falta vela, por que sempre falta luz!

Joguei a vela virgem no lixo! Que desperdício, para uma alma econômica como a minha. Fiquei pensando nas outras economias sem sentido que já fiz. Os sins e os nãos que economizo, por preguiça ou medo de me queimar.

Hoje de manhã, comprei uma velinha nova. Elá já está queimando, cumprindo sua missão de iluminar meu pensamento.

sábado, 28 de junho de 2008

O segredo do sucesso

Juntei com a galera do trabalho e estamos escrevendo um novo blog... É um bebezinho de 26 dias e já tem mais de 7.500 acessos. Qual o segredo do sucesso? O assunto. Aumento de salário!

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Mulher é tudo palhaça*

Como toda mulher, adoro me gabar de fazer mil coisas ao mesmo tempo. Trabalho, faço supermercado, busco filho, leio jornal, penso na vida. É o delicado equilíbrio do meu dia.

Mas tem horas, como agora, que a vida dá um nó. Trabalho demais, me concentro demais, falo demais, me preocupo demais, fico séria demais. Parece que agarrei um malabar e todos os outros foram ao chão - corpo dolorido de tensão.

Não combina comigo! Eu quero mais é me dividir, dispersar, calar, jorrar bom humor. Ser palhaça, trapezista, equilibrista do meu próprio picadeiro.

*inspirado no HTP, Homem é Tudo Palhaço.

segunda-feira, 23 de junho de 2008

O Incrível Hulk

Que Sex and the City, que nada... Fomos assistir ao Incrível Hulk.
- Maneiro!
Agora, maneiro mesmo foi escutar o guri contar o filme pra minha mãe, com todos os detalhes. Por telefone! Interurbano!!!
Adoro telefone! E Grahan Bell é meu santo favorito ;-).

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Gatão e a Peladinha


Gatão dispensou a peladinha. Pra me ver!
E a rodada de cerveja, que se segue ao final...
Pensaram o quê? Que eu não tinha moral???

terça-feira, 17 de junho de 2008

Autocrítica

Quando criança aprendi a nadar e até competi. Hoje meu fôlego é mais ou menos, bem mais pra menos. Estudei violão durante anos, mas não toco. Aprendi judô e só sei mesmo é contar até dez em japonês. Fiz teatro com amigos, porém faltou um bocadito de talento.

Oh well, quanto tempo perdido... Não fosse hoje o prazer de nadar no lago Paranoá, cantar no chuveiro com relativa afinação, curtir uma luta de solo no colchão, ler em voz alta com boa dicção.

Sei que o resultado parece pífio, diante de tanto investimento. Mas não é que quem planta tempestade se arrisca a colher vento?

segunda-feira, 16 de junho de 2008

As professoras

Sábado fui à festa aniversário de uma amiga que é professora. Foi ótimo! Boa música, piscina, cama-elástica, criançada, feijoada. Conheci uma porção de gente divertida, todas professoras primárias.

Sempre pensei que o esculacho fosse coisa das engenheiras. Mas, caraca véi, nunca vi uma mulherada que falasse tanta gíria! Deve ser influência das pequenas más companhias, neste mundo construtivista...

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Meu vizinho Beagle

Já me disseram que eu tenho uma cara bovina. Mas provoque e verá minha verdadeira face. A de taliana sangue quente que dá um boi pra não entrar numa briga e uma boiada pra não sair.

Ontem o clima esquentou no trabalho, de novo! Com meu vizinho Beagle. Não que ele tenha tentado olhar dentro do meu decote, como de praxe, com aquele sorrisinho sob o escovão. É que ele cismou que manda. E logo em quem...

Dei corda e ele engatou o blábláblá. A certa altura aquele brilho tirano nos olhos me irritou. Controlei o impulso de jogar café na camisa dele, mas avisei que se segurasse bem na sela, ou a gente apeava ele de lá. Daí ele blábláblábláblábláblá. Pedi licença, virei as costas e ele ficou gritando “não me trate assim, volte aqui...” Cena de cinema!

Odeio abrir vácuo. Mas me senti ótima indo embora por aquele corredor, que parecia infinito. Entrei, finalmente, na minha sala. Alguns segundos depois a gritaria cessou. E eu fiquei lá quietinha, baixando os batimentos, pensando, jogando um sudô terapêutico.

Um tempo depois chegaram meus chefes (eu tenho vários!) e os amigos, prumódi assuntá. Resolvi deixar pra lá... Mas quem consegue não fazer alguma intriga? To até pensando em divulgar esse blog lá no trampo, quem sabe assim o Beagle fica ainda mais orgulhoso, não só por ter poder, mas também por ser famoso ;-).

Dois resultados positivos disso tudo: nunca mais terei que fugir do olho gordo do homem e não irei mais às reuniões chatésimas na sala dele. Amém!

Mas não é que hoje cedo, quando parei o carro no estacionamento do trampo escutei assim: psiu, pssiu, psssssssssssssssiu. Era ele :-{(. Fingi que não vi! Meu horóscopo bem que avisou que eu receberia provas de amor... Mereço tanto?

quarta-feira, 11 de junho de 2008

12 de junho

Neste dia festivo não vou dar presente, pois meu amor é bem pouco exigente.
Só quer resistir até o próximo encontro, cumprir a palavra, amar com o corpo.
Passeia entre nuvens com todo cuidado, leva na coleira a paixão indomável.
É todo visão, audição, olfato, tato, paladar... Ávido por me aprender, dedicado a me devorar.

domingo, 8 de junho de 2008

Darwin

Quem ainda não foi, precisa ir ver a exposição que agora passa por Brasília: "Darwin - Descubra o homem e a revolucionária teoria que mudou o mundo". Vá bem alimentado e preparado pra passar umas boas duas horas, lembrar, aprender e sair maravilhado.

Entre 1831 e 1836, Darwin fez uma longa viagem de navio. Conheceu as Ilhas Canárias e do Cabo Verde, a costa atlântica e pacífica da América do Sul, Galápagos, a costa da Austrália, as Ilhas Maurício e o Cabo da Boa Esperança. Durante a viagem coletou plantas, animais e fósseis, e fez descrições detalhadas da natureza. Observou evidências e formulou hipóteses sobre as mudanças geológicas e climáticas do planeta Terra ao longo dos tempos e sobre a adaptação das espécies a essas variações temporais, bem como aos diferentes ambientes geográficos coexistentes.

De volta à Europa, desenvolveu em poucos anos a teoria da origem das espécies pela seleção natural, que manteve em segredo do público por quase vinte anos e que foi publicada em 1858. Temia a polêmica que causaria ao chocar-se com o criacionismo, que sustentava que a Terra tinha mais ou menos 6.000 anos e que todas as formas de vida tinham sido criadas ao mesmo tempo.

Só depois da publicação de sua obra foi inventada a máquina de escrever (1868), o telefone (1876) e a lâmpada elétrica (1879). Só bem depois foram produzidas as primeiras ondas de rádio (1888), realizado o primeiro vôo em avião motorizado (1906) e fabricado o primeiro automóvel (1908). E só muito e muito depois foi inventado o microscópio eletrônico (1931) e descoberto o DNA (1953).

Ainda hoje a teoria de Darwin continua universalmente aceita pelos cientistas. Este Darwin...

sábado, 7 de junho de 2008

Junina


O balão vai subindo
Vai caindo a garoa
O céu é tão lindo
E a noite é tão boa
São João, São João
Acende a fogueira do meu coração.
(domínio público)

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Companhia

Meu pequenino assiste jornal comigo. Ele diz que gosta. Mas sei que ele gosta mesmo é de notícia sobre naves espaciais, bichos vivos, dinossoauros.

Depois ele conversa sobre o que viu. Faz mil perguntas. E eu acho adorável. Criança cresce, palavras e idéias se multiplicam.

Mas hoje nenhuma notícia passou nem perto de algo como: macaco mexe braço mecânico por telepatia (você viu essa?*). As notícias hoje não tinham nada de extraordinário.

Cansado, meu benzinho dormiu no sofá abraçado comigo. Beijei seus cabelos e fui beijada pela ternura.

* Espia. http://vistodesguelha.blogspot.com/2008/05/macacos-mexem-brao-artificial-com-mente.html

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Para abrir a porta

Não adiantou fazer força, empurrar a porta, gritar que abrissem. Bancar o lobo e soprar. Não adiantou, ela continuou fechada.

Tentou ser mais sutil: passou por baixo um bilhete, um cheiro de pão quente. Cantou uma música doce. Bateu palmas. Sussurrou "Abre-te Sésamo". Também não funcionou.

Tentou todos os seus métodos. Tomou chuva, depois poeira. Esperou perseverante. Perdeu seu tempo. Ela continuou imponente, fechada bem na sua frente.

Virou as costas, mudou de idéia. Manteve um só fio de lembrança do caminho que o levasse a ela. Deixou passar o tempo e muito depois voltou à cena. Encontrou tudo absolutamente igual.

Ficou bravo, se desesperou, chorou. Revoltou-se contra a porta injusta que não o deixava entrar.

Mas, agora, teve um estalo. Sou eu quem está dentro, o mundo está todo lá fora. Ele então vira o trinco, puxa com cuidado para dentro e pronto: a porta se abriu!

S. Dali. Maquette of the scenery for Labyrinth. 1941.